quinta-feira, 4 de junho de 2009

Corpos d´água_Vale Anhangabaú 2009



Escrache Ambiental
corpos d’água

Escrache Ambiental é uma série de intervenções que estão sendo pensadas para o espaço público na intenção de escrachar, tornar explícito, algum aspecto específico relativo aquele local.
No caso Corpos d´agua vem resgatar a memória geográfica de tal lugar, homenagendo Rios sepultados que deram origem a grandes avenidas e viadutos da cidade. O planejamento das cidades é feito e atende aos interesses do capital que visam a acumulação dos lucros, enquanto deveria ser ordenado visando o bem comum da cidade e seus habitantes, entendendo por habitante tudo que é vivo.
Corpos d´agua vai contra os vetores do desenvolvimento urbano visando despertar a memória do povo e resgatar sua relação com o ambiente em que vive.
A intervenção conta com três estratégias relacionais,
A distribuição de águas minerais engarrafadas rotuladas com nome do Rio Homenageado e outros conteúdos pertinentes ao contexto. Os transeuntes serão abordados pela equipe preparada para contextualizar a intervenção, ganharão a água e serão convidadas a participar da ação Dilúvio.
A Ação Dilúvio consiste na abertura de um grande tecido azul onde originalmente passava o curso do Rio. Através da união de forças dos transeuntes e da equipe o tecido ganhará movimento e Rio simbolicamente ganhará vida novamente.
Depois o grande tecido azul ganhará dizeres em torno da frese central “Aqui jaz um Rio” e será levantado como uma grande faixa e deixado no local, como rastro da performance coletiva.

Corpos d´agua visa tornar explicita a situação das águas na cidade, estimular as relações interpessoais e a ativar a reflexão acerca deste precioso recurso Água desde sua condição original à sua comercialização.

3 comentários:

Anônimo disse...

ei flor tá bem bonito isso aqui ....consegui traçar junto ao seu blog um pouco da trajetória da mulher que eu conheço....parabéns!
Um Beijo
Má Ronco

Unknown disse...

Preservação...instinto animal de sobrevivência...a mãe terra é um bem maior que tudo posto. Salve as àguas e, linda iniciativa de intervenção...precisamos demais ações assim...Parabéns e estamos juntos nesta luta.

Tomaz disse...

Olá,
gostaria de compartilhar também o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=CbUxC3fzAu8

bj
Tomaz Cavalieri